SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Fostering Elite Athlete Development and Recreational Sport Participation: a Successful Club Environment índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues  e  MORATO, Márcio Pereira. Percepção de treinadores de andebol sobre as variáveis defensivas e ofensivas do jogo na categoria sub12. Motri. [online]. 2016, vol.12, n.3, pp.06-19. ISSN 1646-107X.  http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.4581.

O objetivo desta pesquisa foi mapear e discutir os conteúdos técnicos e tácticos (ofensivos e defensivos) do escalão sub12 no andebol, a partir dos discursos de treinadores experientes. Fizeram parte da amostra seis treinadores, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que, em relação aos conteúdos defensivos, é importante desenvolver o sistema individual, os diferentes elementos técnico-tácticos e apresentar os sistemas zonais. Em relação aos conteúdos ofensivos salienta-se a necessidade de diferentes opções estratégico-táticas diante dos sistemas defensivos individuais e zonais, sendo notados também treinadores que valorizam a execução do gesto técnico eficiente e outros que possuem maior preocupação com a compreensão do jogo e com as vivências múltiplas. Fica evidente, a partir da discussão dos resultados e da literatura consultada, a preocupação com o desenvolvimento das capacidades de jogo (como perceção, atenção, antecipação e tomada de decisão) a partir de vivências diversificadas, que permitam aos jogadores experimentar diferentes posições de jogo, sem visar a especialização precoce.

Palavras-chave : Pedagogia do Desporto; Jogos Desportivos Coletivos; Andebol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons