SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Pilates versus resistance exercise on the serum levels of hs-CRP, in the abdominal circumference and body mass index (BMI) in elderly individualsTranslation and Validation of the Movement Imagery Questionnaire - 3 (MIQ - 3) with Portuguese Athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

BONUZZI, Giordano Marcio Gatinho et al. Aprendizagem de uma tarefa de controlo postural em indivíduos pós-Acidente Vascular Cerebral. Motri. [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.141-148. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.7004.

O objetivo deste estudo foi comparar o processo de aprendizagem de uma tarefa de controle postural entre indivíduos pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC) e indivíduos saudáveis. Participaram do estudo 20 indivíduos pós- AVC (Grupo Experimental) e 20 indivíduos saudáveis pareados por idade (Grupo Controle). Os participantes praticaram uma tarefa de controle postural em ambiente virtual com incremento de complexidade. O delineamento foi constituído de quatro fases: pré-teste (cinco tentativas), fase de aquisição (quatro blocos de trinta minutos), pós-teste (cinco tentativas) e teste de retenção (cinco tentativas após uma semana sem prática). Para a análise estatística foi realizada uma ANOVA 2 x 3 (grupos x testes de aprendizagem). Resultados: Não houve diferença na aprendizagem motora entre os grupos (F= 41.22; p=0.88), o Grupo Controle conseguiu desempenhar a tarefa em níveis mais altos de complexidade que o Grupo Experimental (F = 4.77; p = 0.01), e ambos os grupos incrementaram o número de erros ao longo dos blocos de prática (F = 0.53; p = 0.00) por causa do aumento de complexidade.  Conclusão: Pode-se verificar que indivíduos pós-AVC possuem a mesma capacidade de aprender uma tarefa de controle postural que indivíduos saudáveis, e que a complexidade aparenta ser um aspecto crucial para diferenciar o processo de aprendizagem motora destas diferentes populações.

Keywords : Acidente Vascular Cerebral; Controle Postural; Aprendizagem Motora.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License