SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Representações, estímulos e constrangimentos do árbitro de futebol de 11 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

PEDRENO, Noelia Belando et al. Compromisso desportivo em atletas de futebol adolescentes. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.4, pp.03-14. ISSN 1646-107X.  http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.2969.

O objetivo foi testar a capacidade preditiva das metas sociais (responsabilidade e socialização), a importância do comportamento autônomo, a satisfação das necessidades psicológicas básicas e motivação intrínseca no compromisso com o esporte. Contribuindo assim, com os fundamentos da teoria da autodeterminação, o modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca de Vallerand e as metas sociais. Participaram do estudo, 264 jovens futebolistas espanhóis de 14 a 16 anos (M = 14.74, SD = .77). Os resultados do modelo de equações estruturais mostrou que as metas de responsabilidade e socialização, e a importância do comportamento autônomo preveem a competência percebida. Além disso, a meta de socialização também previu a necessidade de vínculo social. Também, a satisfação das necessidades psicológicas básicas de competência percebida e vínculo social previram a motivação intrínseca. A motivação intrínseca predigo positivamente o compromisso esportivo. Estes resultados reafirmam a importância das metas sociais, a importância do comportamento autônomo e os mediadores psicológicos no sentido de incentivar maior compromisso esportivo em jovens jogadores de futebol. Futuras pesquisas que pretendem um maior compromisso esportivo, deveriam dar especial atenção na análise de como os técnicos realizam suas metodologias de intervenção, e como aplicam as estratégias motivacionais e as metas sociais.

Palavras-chave : metas sociais; vínculo social; competência percebida; comportamento autônomo; motivação intrínseca; compromisso esportivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons