SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Relação entre atividade física e desportiva, níveis de IMC, perceções de sucesso e rendimento escolarPacientes com a Doença de Parkinson são capazes de melhorar seu desempenho em tarefas virtuais do Xbox Kinect®: “uma série de casos” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

FERNANDES, Marcos Gimenes; NUNES, Sandra Adriana Neves; SILVA, Gidafle Gama  y  FERNANDES, Helder Miguel. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.3, pp.59-67. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.3804.

O presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e  ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro.

Palabras clave : validade; confiabilidade; questionário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons