SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Angular kinematics of head-out-aquatic exercise “Sailor Jigs” at increasing musical rhythmSport practice motives in young ages: A review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

PERIN, Andrea; ULBRICHT, Leandra  and  NEVES, Eduardo Borba. Contribuição dos Diferentes Seguimentos Corporais no Teste de Sentar e Alcançar. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.153-162. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.6006.

Esta pesquisa objetiva determinar a contribuição da articulação do quadril, da coluna lombar e torácica na execução do Teste de Sentar e Alcançar (TSA) em jovens brasileiros. A amostra foi composta por 195 rapazes de 18 a 19 anos. Para identificar a contribuição dos segmentos corporais no movimento de flexão do tronco, realizou-se juntamente com o TSA uma análise cinemática angular por meio de Fotogrametria. Para tanto, desenvolveu-se um protocolo de avaliação de ângulos de referência que foram transformados em percentuais de contribuição dos segmentos. Com base nos resultados, foi possível criar uma tabela de classificação dos ângulos e percentuais, que permitiu identificar compensações no movimento. Pôde-se concluir que as contribuições médias da coluna torácica, da coluna lombar e do quadril na realização do TSA são respectivamente: 46,01±7,32%, 12,68±5,12% e 41,31±7,19%. Recomenda-se que a avaliação da flexão da coluna torácica, da coluna lombar e do quadril seja realizada separadamente, por fotogrametria.

Keywords : Articulação do quadril; coluna vertebral; amplitude articular; fotogrametria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )