SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Efeito crônico do treinamento de força com vibração localizada sobre a velocidade de corridaAlterações nas condições visuais pode afetar a variabilidade de oscilação postural em pacientes com Parkinson em diferentes níveis da doença índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

OLIVEIRA, Francisco de Assis Furtado de; PACHECO, Matheus Maia  e  DREWS, Ricardo. Efeitos de diferentes focos de atenção na performance motora de uma tarefa de agilidade em crianças. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.108-117. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.6882.

O objetivo do estudo foi investigar se instruções de foco externo de atenção comparado ao foco interno e sem foco determinado afetariam de forma diferente a performance motora de crianças. Adicionalmente, buscou-se mensurar a adoção das instruções prescritas sobre o foco de atenção pelos participantes. Vinte e três crianças, de ambos os sexos, com idade média de 10.04 ± .06 anos realizaram uma tarefa motora de agilidade em três condições diferentes: foco externo, foco interno e sem foco determinado. Estes realizaram cinco tentativas de prática de cada condição experimental em dias distintos e tiveram seus tempos de movimento registrados. Após cada tentativa, todos os participantes responderam a uma pergunta em relação ao foco de atenção utilizado. As análises apontaram superioridade da condição sem foco determinado e de foco interno em relação à condição foco externo. Em relação à adoção do foco de atenção, as crianças se utilizaram prioritariamente dos focos de atenção instruídos pelo experimentador. Porém, na condição sem foco determinado utilizaram o foco externo (65%) na maioria das tentativas. Conclui-se que as instruções relacionadas ao foco de atenção externo não beneficiaram a performance motora de uma tarefa de agilidade em crianças.

Palavras-chave : controle motor; desempenho motor; foco externo; foco interno; instruções; tempo de movimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons