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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

SANTOS, A.M.; NETO, F.R.  e  PIMENTA, R.A.. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.51-61. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(2).2667.

Além do processo evolutivo biológico, estudos têm demonstrado que fatores ambientais e sociais podem influenciar o desenvolvimento motor. O objetivo do estudo foi avaliar as habilidades motoras de escolares participantes dos projetos sociais educacionais, projetos esportivos e de não participantes em atividades estruturadas extraclasse na cidade de Florianópolis - SC - Brasil. Foram avaliadas 136 crianças de 8 a 9 anos, de ambos os sexos, de 40 escolas públicas. Foi utilizado para coleta dos dados a Escala de Desenvolvimento Motor e uma entrevista estruturada referente às atividades realizadas pela criança no período em que não estão na escola. Utilizou-se a estatística descritiva, ANOVA e o teste de Tukey como Post-hoc para análise dos dados, com nível de significância p < .05. Os resultados evidenciaram padrões de desenvolvimento motor mais elevados em crianças participantes de projetos com caráter esportivo e padrões expressivos de baixa coordenação nas crianças que não participam de projetos ou atividades estruturadas fora da escola.

Palavras-chave : habilidade motora; projetos sociais; prática esportiva.

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