SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14A contribuição das redes de cidades com excelência turística: o caso de Santiago de Compostela, EspanhaCaracterização do Sector Turístico em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

OLIVEIRA, Ermelinda  e  MANSO, José R. Pires. Turismo sustentável: utopia ou realidade?. Tékhne [online]. 2010, n.14, pp.235-253. ISSN 1645-9911.

Muitas regiões têm apostado no turismo como factor de desenvolvimento. Contudo, a transversalidade do turismo envolvendo várias indústrias, bem como o dualismo dos seus efeitos, têm levado a uma consciencialização sobre a necessidade de minorar os seus efeitos negativos e maximizar os seus efeitos positivos, de forma a se garantir a sua sustentabilidade. Este artigo pretende contribuir para o debate acerca do papel do turismo como motor de progresso e de desenvolvimento sustentável no “Turismo da Serra da Estrela” (TSE). Dotado de recursos culturais, paisagísticos e naturais únicos, este território tem vindo a afirmar-se nacional e internacionalmente em áreas como o turismo de natureza, cultural e paisagístico. Tendo como objectivo, avaliar a percepção dos empresários das unidades de alojamento em relação aos impactos do turismo na sua região, bem como, perceber quais as medidas que deveriam ser implementas de forma a se atingir um turismo sustentável, utilizou-se um inquérito para recolher os dados junto dos hotéis da região e recorreu-se ao SPSS. Após a análise dos dados, podemos concluir que esta investigação vem confirmar o interesse do turismo para o desenvolvimento económico da região em estudo. No entanto, é manifesto que em termos políticos e empresariais ainda existe um longo caminho a percorrer até se abarcar por completo o verdadeiro conceito de desenvolvimento sustentável, isto é, o estímulo a um turismo sustentável na região parece estar ainda longe de todas as suas potencialidades.

Palavras-chave : Turismo; desenvolvimento sustentável; oferta; procura; economia regional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )