SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Promotion of Destinations of Excellence: Reevaluation of a Medieval Tourist Route - Guidone’s Itinerary (1119 a.d.)Comportamento e perfil do consumidor de turismo de nichos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

SANTOS, Inês Guerra dos  e  PAULINO, Fernando Faria. O documentário etnográfico: da memória ao produto turístico. Tékhne [online]. 2010, n.14, pp.123-135. ISSN 1645-9911.

O Turismo está inevitavelmente associado ao pressuposto de uma actividade territorial, de deslocação espacial. Compreende-se por isso, que a paisagem ou o meio ambiente sejam de importância vital no sucesso/insucesso de um determinado destino. Mas não só. Cada vez mais, o público valoriza o aspecto cultural, a especificidade de uma região ou acontecimento. É neste contexto que o documentário etnográfico pode assumir um papel importante ao possibilitar a articulação entre o material e o imaterial, o produto e a memória cuja reconstituição permite resgatar usos, costumes, tradições. Este estudo constituiu-se de um Projecto de Investigação mais amplo, que culmina na produção de um documentário (relativo às festividades de São João d´Arga - Alto Minho). Associando a perspectiva antropológica à metodologia audiovisual, o estudo de campo, que conduz à produção do documentário, articula o uso da imagem com os testemunhos de alguns intervenientes, sujeitos comuns cujas memórias interessa conhecer.  Neste contexto, o objectivo a que agora nos propomos é analisar o papel que o documentário etnográfico pode assumir na “construção” de produtos turísticos bem como na respectiva afirmação e valorização. Por outras palavras, o que se pretende é estimular a percepção do documentário não apenas como instrumento de lazer e entretenimento mas também como agente capaz de projectar intencionalmente uma imagem assumindo por isso um papel significativo na “construção” de produtos turísticos.

Palavras-chave : Documentário etnográfico; Cultura; Memória e Produto(s) turístico(s).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )