SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Nuevos productos turísticos: la apuesta por el turismo marinero en GaliciaFrom island mass tourism to rural tourism In Madeira: Is there a place for a re-definition of islands’ image? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

DIAS, Reinaldo  e  FIGUEIRA, Victor. O turismo de observação de aves: um estudo de caso do município de Ubatuba/SP-Brasil. Tékhne [online]. 2010, n.14, pp.85-96. ISSN 1645-9911.

Neste início de século tem-se evidenciado o papel dos recursos endógenos na promoção do desenvolvimento local, com especial destaque para a biodiversidade vinculada ao turismo e constituindo-se assim, uma actividade económica dinâmica e com grande potencial em termos de sustentabilidade. Este trabalho pretende dar ênfase a um produto específico do ecoturismo - observação de aves (birdwatching) - enquanto um segmento alternativo no contexto do desenvolvimento económico e social de localidades com biodiversidade faunística endémica. Pretende-se abordar o fenómeno das espécies bandeira, como agregadoras de valor económico-ambiental quando utilizadas como símbolos e propaganda. O método adoptado é o de estudo de caso, no município de Ubatuba/SP-Brasil, utilizando como fonte de dados documentos institucionais, artigos impressos, informação on-line e entrevistas. O resultado esperado é identificar o nicho do birdwatching como alternativo à alta sazonalidade do turismo de sol e praia.

Palavras-chave : biodiversidade; observação de aves; desenvolvimento local; recursos endógenos; sustentabilidade.

        · texto em Português     · Português ( pdf )