SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Os direitos fundamentais à maternidade e à paternidade vs o direito fundamental à liberdade de empresaSocially responsible behaviour: Labour market in Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

VARELA, Luciana Krempel. As Tutelas Constitucional e Penal do Meio Ambiente. Tékhne [online]. 2010, n.13, pp.75-102. ISSN 1645-9911.

A necessidade de preservação global do meio ambiente consiste numa difícil tarefa. A consciencialização em relação à protecção do meio ambiente surgiu à medida que as pessoas passaram a perceber que a sobrevivência do homem depende do meio ambiente equilibrado e preservado. Apesar da preocupação com o ambiente, são inquestionáveis as necessidades de desenvolvimento económico. Assim, para que ambas sejam conciliadas, faz-se necessária a existência de normas protectoras do ambiente no exacto limite em que esse desenvolvimento não prejudique o equilíbrio do ecossistema. Portanto, estamos diante de um verdadeiro direito humano fundamental, um direito dos seres humanos de viverem em um ambiente sadio e equilibrado, um direito que não conhece fronteiras e que deve ser respeitado por todos.

Palavras-chave : Meio ambiente; Tutela ambiental; Direitos fundamentais; Sociedade do risco; Princípio da prevenção; Desenvolvimento sustentável.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )