SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Evolución de las Organizaciones: Un mundo en cambioEmpregados felizes são mais produtivos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

DIAS, Nuno Fernando de Carvalho  e  MELAO, Nuno Filipe Rosa. Avaliação e Qualidade: Dois Conceitos Indissociáveis na Gestão Escolar. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.193-214. ISSN 1645-9911.

As escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objectivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também de defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolas.

Palavras-chave : Avaliação de Escolas; Prestação de contas; Auto-avaliação; Qualidade; Modelo de Excelência da EFQM.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )