SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12La limitación de la legislatura en Chile. Un estudio de opinión pública en la región metropolitanaEvolución de las Organizaciones: Un mundo en cambio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

LEMOS, Kátia Matos; RODRIGUES, Lúcia Lima  e  ARIZA, Lázaro Rodríguez. Determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados.  Evidência empírica no mercado de capitais português.. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.145-175. ISSN 1645-9911.

Este estudo analisa os factores determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados por parte das empresas portuguesas. Foi utilizado um índice de divulgação de informação, construído com base na normalização contabilística existente, e analisados os Relatórios & Contas Consolidados, relativos ao exercício económico de 2004, de todas as empresas cotadas na Euronext Lisbon à data de 31 de Dezembro de 2004. Para além de testarmos as hipóteses formuladas através de uma análise univariada, construiu-se também um modelo de regressão linear múltipla tendo como variável dependente o índice de divulgação e, como variáveis independentes, determinadas características das empresas estudadas (tais como o tamanho, a qualidade do auditor externo, a existência de planos sobre acções, entre outras). Pela análise multivariada concluiu-se que o único factor determinante do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados é o tamanho da empresa. A análise univariada revelou que a qualidade do auditor externo, o nível de endividamento, a existência de planos sobre acções e o sector de actividade também constituem factores explicativos do nível de divulgação.

Palavras-chave : Instrumentos derivados; índice de divulgação; determinantes do nível de divulgação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )