SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual.APAC: An exact algorithm for retrieving cycles and paths in all kinds of graphs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

CASTRO, Conceição  e  NUNES, Pedro. Efeitos do Emprego público na produção privada. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.25-37. ISSN 1645-9911.

Recentemente tem existido a preocupação em diminuir o emprego público e aumentar a eficiência das administrações públicas, como forma de promover o crescimento económico. No presente artigo analisa-se a relação entre o emprego público e produção do sector privado, para um conjunto de 19[1] países da OCDE no período de 1960-2008. Seguindo a especificação de Koskela e Virén (2000) os resultados sugerem que aquela relação não é linear, mas depende da dimensão do sector público. Da mesma forma, nas economias onde o sector público apresenta uma dimensão inferior à crítica (maximizadora da produção privada) o aumento do emprego público estimula o crescimento da produção privada. Pelo contrário, quando a dimensão do sector público é excessiva, o aumento do emprego neste sector tem um impacto negativo no output privado.

Palavras-chave : Emprego público; produção privada; consumo público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )