SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual.APAC: An exact algorithm for retrieving cycles and paths in all kinds of graphs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

Print version ISSN 1645-9911

Abstract

CASTRO, Conceição  and  NUNES, Pedro. Efeitos do Emprego público na produção privada. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.25-37. ISSN 1645-9911.

Recentemente tem existido a preocupação em diminuir o emprego público e aumentar a eficiência das administrações públicas, como forma de promover o crescimento económico. No presente artigo analisa-se a relação entre o emprego público e produção do sector privado, para um conjunto de 19[1] países da OCDE no período de 1960-2008. Seguindo a especificação de Koskela e Virén (2000) os resultados sugerem que aquela relação não é linear, mas depende da dimensão do sector público. Da mesma forma, nas economias onde o sector público apresenta uma dimensão inferior à crítica (maximizadora da produção privada) o aumento do emprego público estimula o crescimento da produção privada. Pelo contrário, quando a dimensão do sector público é excessiva, o aumento do emprego neste sector tem um impacto negativo no output privado.

Keywords : Emprego público; produção privada; consumo público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )