SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Health economics or Health Care economics?O género e os estereótipos na gestão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

PEREIRA, José Manuel; GOMEZ, Fernando Díaz  e  LOPEZ, Manuel Rodríguez. Aplicação da Teoria dos Rough Sets na Previsão do Fracasso Empresarial. Tékhne [online]. 2008, n.10, pp.199-220. ISSN 1645-9911.

A previsão do fracasso empresarial é um tema actual que interessa cada vez mais aos diversos agentes económicos, em particular aos investidores, credores, entidades financeiras, mas também aos governos. Na literatura da especialidade existem inúmeros trabalhos que aplicam uma ampla variedade de técnicas para analisar este problema. Neste trabalho apresentamos um método relativamente recente de avaliação do risco de fracasso empresarial com base da teoria dos Rough Sets. Esta teoria permite obter um conjunto de atributos de condição que asseguram um nível aceitável de classificação das empresas analisadas, permitindo com isso obter regras para elaborar um sistema de suporte à tomada de decisões. Para a selecção do subconjunto dos atributos relevantes foi utilizado o princípio de comprimento mínimo de descrição aplicado a uma amostra de empresas portuguesas de diversas indústrias. A percentagem global de acertos do modelo estimado para um, dois e três anos antes da ocorrência do fracasso foi de 97,43%, 93,15% e 91,69%, respectivamente.

Palavras-chave : Previsão de Insolvência; Fracasso Empresarial; Rough Sets; Rácios Financeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )