SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Confiança nas Equipas de I&D: Operacionalização de um ConstructoAplicação da Teoria dos Rough Sets na Previsão do Fracasso Empresarial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

CARDOSO, Cláudia. Health economics or Health Care economics?. Tékhne [online]. 2008, n.10, pp.189-198. ISSN 1645-9911.

Arrow (1963) iniciou a discussão sobre mercados de cuidados de saúde. Contudo, foi Grossman (1972) quem apresentou um modelo de procura de saúde, mostrando que a problemática relevante era a Saúde e não os Cuidados de Saúde. Tanto Arrow como Grossman defenderam que os Cuidados de Saúde são apenas uma das variáveis que explicam a Saúde. Apesar de partirem da mesma premissa, os autores seguiram diferentes abordagens. Discute-se se a disciplina, usualmente chamada de “Economia da Saúde” é essencialmente economia da saúde ou economia dos cuidados de saúde; e se é possível traçar uma fronteira precisa. A conclusão é que a separação existe e que, nas últimas décadas, a economia dos cuidados de saúde dominou a investigação.

Palavras-chave : pensamento económico; história económica; economia da saúde; economia dos cuidados de saúde; programas de investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )