SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Adopção de Plataformas de e-Learning nas Instituições de Ensino Superior - modelo do processoAspects for Information Systems Implementation: challenges and impacts. A higher education institution experience índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

MORAIS, Nídia Salomé  e  CABRITA, Isabel. Tékhne [online]. 2008, n.9, pp.194-224. ISSN 1645-9911.

Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adopção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interacção, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.

Palavras-chave : ambientes virtuais de aprendizagem; e-Learning; b-Learning; aprendizagem colaborativa; comunicação; interacção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )