SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5-6Analysis of health spa customers’ expectations and perceptions: The case of Spanish establishmentsO declínio do Estado-nação: Globalização, integração europeia e reafirmação dos movimentos de identificação cultural sub-estatais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

Print version ISSN 1645-9911

Abstract

HENRIQUES, José. O princípio da igualdade de tratamento e a discriminação positiva. Tékhne [online]. 2006, n.5-6, pp.263-280. ISSN 1645-9911.

O Direito Social Comunitário sofreu, depois do Tratado de Amesterdão, uma evolução não só ao nível dos Princípios (Direito Originário e Derivado) como também ao nível da Jurisprudência Comunitária. De uma dimensão económica avançou-se progressivamente para uma dimensão mais social da qual sobressaem tanto o princípio da não-discriminação sexual, bem como o da discriminação positiva, quer no âmbito dos objectivos do Tratado (art. 2º TUE - Tratado de Maastricht de 1992), do princípio genérico da não discriminação (art. 13º TUE), das políticas sociais (art. 137º TUE) como também do princípio da igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres (art. 141). Pretendendo-se, através da discriminação positiva, igualar o número de mulheres ao dos homens, quando estas estão em manifesta minoria em determinada actividade, é uma medida conforme ao Direito Comunitário. No entanto, um sistema de quota automática, sem atender ao mérito da pessoa, adoptado por um país, pode constituir uma medida contrária ao Direito Comunitário. Mesmo assim, não seria de todo impensável, para evitar, ainda que remotamente, a discriminação invertida, a possibilidade de fixar um prazo de prescrição para a discriminação positiva.

Keywords : Igualdade de tratamento entre homens e mulheres; proibição de discriminação em função do sexo; orientação sexual; discriminação positiva; quotas e discriminação inversa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )