SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55O Brasil de Lula: A permanente procura de um lugar no sistema internacionalUm regime híbrido com limitações externas: A Hungria na União Europeia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MENDES, Pedro Emanuel. O poder e as ideias na política externa da Indonésia democrática: Ser ou não ser um ator global?. Relações Internacionais [online]. 2017, n.55, pp.71-98. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2017.55a05.

Este artigo faz uma análise interligada dos fatores de poder e dos fatores ideacionais que constituem as principais coordenadas da política externa da Indonésia democrática. Ao contrário das análises racionalistas tradicionais, propõe uma abordagem sociocultural com o objetivo de introduzir uma compreensão sofisticada sobre as ideias e as práticas do comportamento internacional do Estado indonésio. Desenvolve uma análise dos ciclos políticos internos da Indonésia democrática e sintetiza as principais características da sua política externa. Finalmente, discute os motivos e razões para a Indonésia ser, não ser, ou vir a ser, um importante ator internacional.

Palavras-chave : Política externa indonésia; análise da política externa; poder material e ideacional; Sudeste Asiático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons