SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47The Portuguese participation in UN peace missions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

BARROSO, Luís. A Primeira Guerra Mundial em Angola. O ataque preemptivo a Naulila. Relações Internacionais [online]. 2015, n.47, pp.127-148. ISSN 1645-9199.

O objetivo deste artigo é enfatizar aspectos estratégico militares relativos ao combate de Naulila, entre forças militares portuguesas e alemãs, ocorrido em 18 de dezembro de 1914. A vasta historiografia produzida no seguimento da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial considera a ação alemã como um ataque punitivo. Porém, as condições estratégico militares no Sudoeste Africano e em Angola levam nos a considerar que se tratou de uma ação preemptiva para desorganizar o que os alemães entendiam ser a preparação de um ataque a partir de Angola. O movimento das forças portuguesas para a fronteira sul de Angola e o facto de os alemães poderem ser atacados por linhas exteriores podem ter sido indicadores decisivos para o ataque alemão em 18 de dezembro de 1914.

Keywords : Naulila; Portugal; Alemanha; Primeira Guerra Mundial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License