SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Federalismo: solução para a crise na União Europeia? Uma perspetiva portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MARTINS, Bruno Oliveira. As relações União Europeia - Israel: Uma agenda de investigação. Relações Internacionais [online]. 2014, n.44, pp.93-103. ISSN 1645-9199.

Este artigo apresenta uma visão do estado actual das relações entre a União Europeia e Israel e contribui para uma expansão da literatura neste domínio. Com um foco nos desenvolvimentos políticos e sociais verificados ao longo dos últimos cinco anos, nesta contribuição argumenta-se que estas relações exibem um paradoxo na medida em que dinâmicas de cooperação e conflito, e de atracção e repulsa, coexistem e alternam entre si. A assinalável importância que a ue tem para Israel do ponto de vista económico, comercial, científico e cultural, não é correspondida com um poder político na mesma medida, apesar dos esforços da ue em influenciar desenvolvimentos políticos regionais, sobretudo no que diz respeito ao conflito israelo-palestiniano. Partindo deste contexto, este artigo analisa criticamente a literatura produzida até hoje e abre novas avenidas para a expansão da agenda de investigação nas relações entre a União Europeia e Israel.

Palavras-chave : União Europeia; Israel; política externa europeia; conflito israelo-palestiniano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )