SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Pode a África do Sul celebrar vinte anos de democracia? O impacto das eleições de 2014 no regime democráticoAs relações União Europeia - Israel: Uma agenda de investigação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERNANDES, José Pedro Teixeira. Federalismo: solução para a crise na União Europeia? Uma perspetiva portuguesa. Relações Internacionais [online]. 2014, n.44, pp.75-91. ISSN 1645-9199.

As aspirações federais estão subjacentes ao processo de integração das Comunidades/União Europeia desde o seu início. Com a atual crise iniciada em 2007-2008 temos assistido a uma nova vaga de ideias imbuídas sobretudo de um federalismo económico. Todavia, não é claro em que poderia consistir uma solução deste tipo, nomeadamente em termos de repartição de competências e poderes, entre a ue e os estados-membros. O objetivo deste artigo é identificar e analisar algumas das principais propostas e/ou medidas de cariz federalista que têm sido efetuadas para resolver a crise da zona euro. Por outro lado, tentaremos também avaliar em que poderia consistir uma União Europeia mais integrada economicamente, numa lógica próxima do federalismo económico, bem como discutir as suas implicações e riscos para o Estado português.

Palavras-chave : União Europeia; crise económica; federalismo; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )