SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A Turquia de Erdogan: o início do fim ou somente o fim do início?Federalismo: solução para a crise na União Europeia? Uma perspetiva portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SOOLIMAN, Quraysha Ismail. Pode a África do Sul celebrar vinte anos de democracia? O impacto das eleições de 2014 no regime democrático. Relações Internacionais [online]. 2014, n.44, pp.61-73. ISSN 1645-9199.

Realizadas num ambiente predominantemente calmo, as eleições nacionais de maio de 2014 na África do Sul deram outra «vitória» ao partido no poder, o Congresso Nacional Africano (anc). Considerando a «libertação incompleta» da África do Sul, o compromisso das negociações da Codesa que está a gerar a revolta em muitos ativistas e intelectuais africanos, e a tensão crescente resultado do desrespeito do anc pelos eleitores, estas eleições, quando analisadas a partir da perspetiva da apatia dos eleitores, indicam uma possível viragem no panorama político. Considerando que o único benefício real que se generalizou na maioria dos sul-africanos no pós-1994 foi a liberdade política, para muitos jovens sul--africanos a questão que agora se coloca é «Que democracia é esta que a África do Sul parece estar a alcançar?».

Palavras-chave : África do Sul; potências emergentes democracia; eleições 2014.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )