SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A emergência da Índia e a ordem liberal americana: Notas sobre desafios futurosIndonésia: uma leitura das eleições de 2014 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SARAIVA, Miriam Gomes. Balanço da política externa de Dilma Rousseff: perspectivas futuras?. Relações Internacionais [online]. 2014, n.44, pp.25-35. ISSN 1645-9199.

O governo de Dilma Rousseff herdou de seu predecessor, do mesmo partido, estratégias definidas de política externa: a trajetória revisionista das instituições internacionais, uma atuação ativa em fóruns multilaterais colocando-se como representante dos países do Sul, e uma orientação proativa para a dimensão sul-americana. O grupo dos autonomistas seguiu ocupando cargos-chave no Ministério de Relações Exteriores, e as tendências desenvolvimentistas foram reforçadas. O artigo defende que, apesar das continuidades, o comportamento brasileiro experimentou mudanças e uma visível redução no ativismo internacional. Essa mudança sofreu influência da conjuntura econômica internacional interna, assim como da nova dinâmica do processo decisório.

Palavras-chave : União Europeia; crise económica; federalismo; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )