SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Os partidos socialistas e as transições democráticas europeias: A transição portuguesa como lição para a Revolução Europeia de 1989Política Europeia de Vizinhança: práticas imperiais na fronteira com o «outro»? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

DIAS, Mónica. O momento da Alemanha que rumo para a política externa alemã num mundo em transformação?. Relações Internacionais [online]. 2014, n.43, pp.65-74. ISSN 1645-9199.

Num momento de grandes transformações geopolíticas, a Alemanha continua sem uma posição claramente definida quanto ao papel que quer ou deve desempenhar no palco internacional. Convicta da sua responsabilidade para com outros povos, mas muito reticente em assumir uma posição de liderança, oscila na forma de afirmação dos seus interesses nacionais. Contudo, o seu crescente poder económico sugere tacitamente uma voz mais determinada nos assuntos externos, cada vez mais percecionados como "Weltinnenpolitik" (política interna mundial), como Willy Brandt, então chanceler da RFA, o antecipou já em 1973 perante a Assembleia Geral da ONU, aquando da integração da Alemanha Federal nesta instituição. Neste contexto, o artigo reflete sobre possíveis percursos para a política externa alemã na atualidade.

Palavras-chave : Alemanha; política externa; ONU; NATO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )