SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42As origens da Grande Guerra e o estatuto de Grande Potência: o caso da AlemanhaA Grande Guerra e a ascensão da Ásia: a China e o Japão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ŠARENAC, Danilo. Revisitando os Balcãs no Centenário. Relações Internacionais [online]. 2014, n.42, pp.95-106. ISSN 1645-9199.

Este artigo trata do ressurgimento dos estereótipos relacionados com os Balcãs por ocasião do primeiro centenário da Grande Guerra. Dois livros publicados recentemente, e que se tornaram bestsellers, deram origem a fortes críticas na opinião pública sérvia - Christopher Clark, The Sleepwalkers: How Europe Went to War in 1914 (2012) e Margaret MacMillan, The War that Ended Peace: the Road to 1914 (2014). Por um lado, as obras tratam de vários tópicos complexos da história dos Balcãs em termos simplistas. Por outro, temos as noções antigas de vitimização, assim como as teorias da conspiração sugeridas por uma série de representantes da cena pública sérvia. Além disto, ambos destacam as guerras jugoslavas dos anos noventa, na sua interpretação de 1914. Consequentemente, este caso alerta para o facto de que o Primeiro Centenário da Grande Guerra oferece uma margem larga para mal-entendidos, em vez de diálogo construtivo.

Palavras-chave : I Guerra Mundial; Sérvia; Christopher Clark; Margaret MacMillan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )