SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Os limites cronológicos da I Guerra MundialA Grande Guerra e as relações internacionais de Portugal: Da Monarquia à República índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

REIS, Bruno Cardoso. Portugal e as Pequenas Potências na Grande Guerra de 1914-1918. Relações Internacionais [online]. 2014, n.42, pp.35-61. ISSN 1645-9199.

Será que uma Pequena Potência fraca como Portugal em 1914 pode ter algum impacto num conflito de grande escala e intensidade como a I Guerra Mundial? Será que podemos aprender algo relativamente às dinâmicas da intervenção portuguesa comparando Portugal com outras Pequenas Potências envolvidas na guerra? A resposta deste artigo a ambas a questões é sim, apesar de estarmos conscientes do paradoxo que é afirmar que uma Pequena Potência pode ter algum impacto numa grande guerra. Olhar de forma comparativa para a participação de Portugal na I Guerra Mundial ajuda-nos a escapar a um debate simplesmente em termos dos culpados pela intervenção entre os políticos portugueses. Defendemos também que uma maior atenção à autonomia e ao impacto das Pequenas e Médias Potências é algo que falta na revisão em curso da forma como as relações internacionais olham para a I Guerra Mundial.

Palavras-chave : I Guerra Mundial; Portugal; Bélgica; Sérvia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )