SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Os Programas Eleitorais Das Europeias De 2014: Uma Análise Preliminar Das Principais Dimensões De CompetiçãoO Brasil e a Integração na América do Sul: Uma Análise dos Últimos Dez Anos (2003-2013) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FREIRE, André  e  MOURY, Catherine. O Apoio dos «Cidadãos» e das «Elites» à UE, antes e depois da Crise Financeira: Os Países Periféricos da Europa do Sul (Grécia, Portugal e Espanha) numa perspetiva comparada. Relações Internacionais [online]. 2014, n.41, pp.97-122. ISSN 1645-9199.

Recorrendo a dados do Euro-barómetro e do projeto INTUNE, este artigo estuda os efeitos da crise económica de 2008 no apoio à União Europeia (UE), quer entre os cidadãos, quer entre os seus representantes, na Grécia, Portugal e Espanha, em comparação com o resto da União Europeia (UE27 ou UE17). O artigo revela que a crise financeira diminuiu profundamente o nível de confiança que os cidadãos da UE depositam nesta, mas o seu efeito não é imediato. Ao fazer o controlo de uma série de explicações, o efeito da crise económica no período 2007-2009 é só aparente entre as elites políticas e apenas na ligação à UE.

Palavras-chave : União Europeia; Europa do Sul; representação; cidadãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )