SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41A Direita Radical E As Eleições Europeias Em 2014: Nacionalistas Em Busca De PontesO Apoio dos «Cidadãos» e das «Elites» à UE, antes e depois da Crise Financeira: Os Países Periféricos da Europa do Sul (Grécia, Portugal e Espanha) numa perspetiva comparada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERNANDES, Jorge M.  e  SANTANA-PEREIRA, José. Os Programas Eleitorais Das Europeias De 2014: Uma Análise Preliminar Das Principais Dimensões De Competição. Relações Internacionais [online]. 2014, n.41, pp.81-95. ISSN 1645-9199.

Em Portugal, a opinião pública e as elites têm dado um apoio constante ao projeto europeu. Desde a entrada de Portugal na CEE, em 1986, os principais partidos políticos foram fortes apoiantes da Europa. Nos últimos anos, porém, a crise económica e política tem vindo a erodir o apoio ao projeto europeu. Este trabalho faz uma análise preliminar das principais dimensões de competição das eleições europeias de 2014, analisando o posicionamento dos cinco maiores partidos portugueses em relação à integração europeia, ao euro, à renegociação da dívida, aos eurobonds, e aos cortes nas pensões, num contexto favorável à contestação da integração europeia e dos seus resultados.

Palavras-chave : eleições europeias; programas eleitorais; euro; crise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )