SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40A Europa no discurso parlamentar português: os debates plenários entre 1985 e 2011 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BASTOS, Laura. A reaproximação política entre a Turquia e a Arménia segundo o pensamento de Hannah Arendt. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.197-207. ISSN 1645-9199.

A relação política entre a Turquia e a Arménia caracteriza-se pela disputa em torno do reconhecimento como genocídio do massacre da comunidade arménia pelas autoridades turcas, ainda sob o Império Otomano, em 1915. No entanto, recentemente, verificaram-se alguns progressos no sentido de normalizar as relações entre os dois países. Com base no pensamento de Hannah Arendt sobre o perdão e a política, analisamos um desses avanços, nomeadamente, os protocolos de Zurique. Argumentamos que, apesar de alguns fatores positivos, a decisão de incluir uma avaliação histórica dos acontecimentos de 1915 nos protocolos condena-os ao fracasso pois, segundo o pensamento arendtiano, seja qual for o resultado desta investigação, este poderá ser prejudicial ao entendimento entre os dois países.

Palavras-chave : Turquia; Arménia; genocídio; Hannah Arendt.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )