SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40A dimensão externa da segurança interna nas relações entre a França e a TunísiaA ação externa do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da UE índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERREIRA, Micaela Costa. Crime transnacional, cooperação e prosperidade. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.81-95. ISSN 1645-9199.

Neste estudo procurar-se-á delimitar as implicações da contrafação como uma ameaça económica para a sociedade e, em última instância, para o poder político, estabelecendo uma relação entre esses impactos e o principal fim do Estado em assegurar segurança e prosperidade da sociedade. A análise irá incidir no espaço europeu uma vez que este tipo de crime transnacional afeta a principal estratégia comunitária de crescimento sustentado, baseado no fomento da inovação e do conhecimento. O objetivo será expor e confrontar a efetividade dos mecanismos de cooperação, como medidas preventivas e de combate à contrafação, assim como o seu impacto real na evolução deste crime transnacional dentro do espaço europeu.

Palavras-chave : Contrafação; segurança; prosperidade; propriedade intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )