SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40A Externalização da Segurança Interna: as dimensões global, europeia e lusófonaAs implicações teórico-práticas da externalização da segurança interna: o caso dos países sul-americanos fronteiriços da Colômbia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

OLIVEIRA, Gilberto Carvalho de. A interface interna-externa da segurança no espaço oceânico: o caso da criminalidade marítima. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.31-49. ISSN 1645-9199.

Com base nos casos da pirataria nas costas da Somália e do roubo armado contra navios no Sudeste Asiático, este artigo traz para o contexto da segurança marítima o debate sobre o nexo interno-externo da segurança. O objetivo é mostrar que o esforço de securitização da criminalidade marítima nessas regiões constitui uma espécie de dispositif de governação que tem interferido nos tradicionais arranjos da espacialidade oceânica e na tradicional divisão de tarefas relativas à segurança marítima, levando a uma interpenetração das suas dimensões interna e externa.

Palavras-chave : Nexo interno-externo da segurança; criminalidade marítima; segurança marítima; securitização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )