SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Império: notas sobre o alcance de um conceitoA contribuição da teoria das relações internacionais para a explicação do processo de integração monetária europeia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BOTELHO, Teresa. Encruzilhadas americanas: política externa em tempo de fadiga intervencionista. Relações Internacionais [online]. 2013, n.39, pp.91-100. ISSN 1645-9199.

Este artigo discute os dois discursos recentes do Presidente Obama e as duas categorias diferentes de mudanças que anunciam, identificando os processos de decisão que espelham. O primeiro assume um corte com a linha de continuidade da política de segurança herdada da administração anterior, traduzida na autorização do uso de força militar, anunciando uma mudança na estratégia global de combate ao terrorismo, um maior controlo jurídico e político sobre o uso de drones e solicitando ao Congresso a revisão dos obstáculos legais à transferência de detidos em Guantánamo. O segundo parece inverter as promessas de rutura com o legado intervencionista do passado recente, ao anunciar a decisão de utilizar a força militar para punir o Governo da Síria, sem um mandato do Conselho de Segurança.

Palavras-chave : Barack Obama; Síria; drones; segurança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )