SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Waltz e a (não) proliferação - mais armas nucleares, mais paz?: O Irão nuclear à luz do realismo estruturalUm americano adorado em Nova Deli índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SOLLER, Diana. Waltz, a diversidade das democracias e a semelhança dos estados. Relações Internacionais [online]. 2013, n.39, pp.47-57. ISSN 1645-9199.

Este artigo tem como objetivo perceber porque é que Kenneth Waltz descartou o fator «democracia» nos seus estudos das relações internacionais. Para isso, recupera um dos livros esquecidos do autor - Foreign Policy and Democratic Politics: the American and British Experience - escrito em 1967, cujo principal argumento é que existem mais semelhanças entre todos os estados (democracias e autocracias) do que diferenças criadas pelo tipo de regime. Este livro permite ainda traçar o percurso de Waltz entre Man, the State and War e Theory of International Politics, identificando continuidade no percurso académico de um dos mais influentes pensadores da política internacional do século XX.

Palavras-chave : Kenneth N. Waltz; democracia; política externa; teoria das relações internacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )