SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Waltz e a unipolaridade americanaWaltz, a diversidade das democracias e a semelhança dos estados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

REIS, Bruno Cardoso. Waltz e a (não) proliferação - mais armas nucleares, mais paz?: O Irão nuclear à luz do realismo estrutural. Relações Internacionais [online]. 2013, n.39, pp.35-45. ISSN 1645-9199.

Neste ensaio olhamos para o ponto de vista de Waltz relativamente ao tema tão atual da proliferação nuclear. Desde o início dos anos 1980 até à sua morte, Waltz manteve um grande interesse e uma posição muito própria sobre este assunto. À luz do realismo estrutural Waltz nega a existência, e recusa, que a difusão de armamento nuclear, mesmo para uma teocracia como o Irão, seja um problema. Procuraremos explicar porquê; e a partir deste tema desenhar o perfil intelectual de Waltz como um realista que valoriza o papel dos estados em geral na segurança internacional, mas foi frequentemente crítico das políticas de segurança do «seu» Estado, os Estados Unidos.

Palavras-chave : Kenneth N. Waltz; realismo estrutural; nuclear; Irão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )