SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Continuidade e mudança na política externa brasileira: As especificidades do comportamento externo brasileiro de 2003 a 2010Sucessos e incertezas: o papel da ajuda médica nas relações entre Taiwan e São Tomé e Príncipe índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SCHUBERT, Jon. «Democratização» e consolidação do poder político em Angola no pós-guerra. Relações Internacionais [online]. 2013, n.37, pp.79-98. ISSN 1645-9199.

O advento da paz em Angola, em 2002, trouxe esperanças de que o fim da guerra civil contribuiria para um maior pluralismo democrático e mais liberdade para os cidadãos. Este artigo argumenta que o Governo de José Eduardo dos Santos reforçou o controlo de todos os aspetos relativos à vida social, económica e política do país. Apesar das eleições de setembro de 2008 terem sido consideradas «credíveis e transparentes» pelos observadores internacionais, a vitória do mpla não foi surpreendente. O artigo descreve as estratégias eleitorais do Governo durante o processo de registo eleitoral de 2007, para demonstrar essencialmente como a autoridade governamental atua e o Estado estende o seu controlo sobre as organizações da sociedade civil.

Palavras-chave : Angola; eleições de 2008; democratização; poder autoritário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )