SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A (re)invenção das relações internacionais na viragem do século: O desafio do construtivismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MAGALHAES, Diego T. D.. Conflito entre teorias de relações internacionais sobre a paz: Implicações normativas. Relações Internacionais [online]. 2012, n.36, pp.119-133. ISSN 1645-9199.

O foco deste artigo é a implicação normativa que as teorias das relações internacionais têm sobre a realidade. Objetiva-se fazer inferências sobre os impactos que essas teorias poderiam ter sobre o comportamento de estados. Em primeiro lugar, expõe-se a clivagem entre dois conjuntos de teorias. Algumas concebem a possibilidade de que um conjunto de estados renuncie ao uso da violência entre si. Outras perspetivas consideram que a própria essência das relações internacionais é o estado de guerra de todos contra todos, o que torna a paz perpétua inalcançável. Em segundo lugar, apresentam-se as diferenças analíticas e prescritivas entre as teorias que concebem possibilidades de paz.

Palavras-chave : teoria das relações internacionais; teoria crítica; guerra; paz.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )