SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Grócio e a regra do interesse: Liberalismo complexo e a reconstrução da teoria das relações internacionais - um apontamentoA anarquia internacional: Crítica de um mito realista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

JOAQUIM, Emanuel Bernardes. Entre duas realidades: Os realismos e a relação entre as estruturas doméstica e internacional. Relações Internacionais [online]. 2012, n.36, pp.73-86. ISSN 1645-9199.

A divisão verificada entre as estruturas internacional e doméstica na definição do comportamento internacional dos estados tem marcado uma parte importante do debate da teoria das relações internacionais. O realismo tem sido alvo de críticas por parte de outras abordagens que tendem a associar o realismo a perspetivas assentes, essencialmente, na esfera internacional do sistema, e que relegam para segundo plano a estrutura doméstica. Novas perspetivas do realismo, que vão do estatismo ao realismo estrutural, passando pelo realismo neoclássico, procuram contrariá-lo, através de tentativas de extensão doméstica dos princípios normativos e empíricos do realismo clássico e do neorrealismo.

Palavras-chave : realismos; estrutura doméstica; estrutura internacional; teoria das relações internacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )