SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Booth e smith em aberystwyth: a teoria serve sempre alguém e algum propósitoEntre duas realidades: Os realismos e a relação entre as estruturas doméstica e internacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

LOBO-FERNANDES, Luís. Grócio e a regra do interesse: Liberalismo complexo e a reconstrução da teoria das relações internacionais - um apontamento. Relações Internacionais [online]. 2012, n.36, pp.61-72. ISSN 1645-9199.

Com o crescimento da interdependência global, o contributo de hugo Grócio mantém uma grande acuidade para a teoria das relações internacionais. Grócio abriu caminho para uma visão elaborada da luta de interesses e da política internacional. Privilegia, em especial, uma noção de sociedade internacional aberta, conceito mais denso que o estrito sistema interestadual, na qual coexistem interesses variados entre diferentes tipos de atores. o seu enunciado precursor, fundado num liberalismo complexo onde a regra do interesse impera, aponta para lógicas distributivas associadas à realidade dos custos recíprocos.

Palavras-chave : Hugo Grócio; regra do interesse; liberalismo complexo; pluralismo metodológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )