SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Relações internacionais como disciplinaGrócio e a regra do interesse: Liberalismo complexo e a reconstrução da teoria das relações internacionais - um apontamento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERREIRA, Marcos Farias  e  SARAMAGO, André. Booth e smith em aberystwyth: a teoria serve sempre alguém e algum propósito. Relações Internacionais [online]. 2012, n.36, pp.47-59. ISSN 1645-9199.

Se para Ken Booth e Steve Smith a teoria serve sempre alguém e algum propósito - na senda da investigação crítica de Robert W. Cox - o compromisso com o mundo real começa precisamente nas páginas de um texto sobre teoria. Com este artigo, pretendemos trazer alguma luz sobre o que entendemos ser um dos episódios mais relevantes da história disciplinar recente das relações internacionais. Ao mesmo tempo, pretendemos contribuir para desenvolver o potencial crítico da disciplina através de uma abordagem que reconheça o legado do realismo - mas também os seus limites - e dê voz a perspetivas e interesses tradicionalmente marginalizados na literatura dominante.

Palavras-chave : Aberystwyth; teoria crítica; Steve Smith; Ken Booth.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )