SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Portugal e o Programa de Ciência da nato (1958-1974) episódios de história da «política científica nacional»Portugal: país-arquipélago: Contributo para a definição de um conceito estratégico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

NINHOS, Cláudia. «Com luvas de veludo»: A estratégia cultural alemã em Portugal (1933-1945). Relações Internacionais [online]. 2012, n.35, pp.103-118. ISSN 1645-9199.

O objectivo deste texto é analisar as relações culturais luso-alemãs entre 1933 e 1945. Partindo do pressuposto que a promoção da ciência e da cultura «alemãs» foi essencial para alcançar uma hegemonia política e ideológica no estrangeiro, centraremos a análise nas principais iniciativas organizadas pelas instituições nazis em Portugal, com destaque para o relacionamento destas com a Junta de Educação Nacional/Instituto de Alta Cultura. Procuraremos, por fim, compreender se esta estratégia contribuiu para o surgimento de uma rede intelectual e científica entre Portugal e a Alemanha.

Palavras-chave : Relações luso-alemãs; relações culturais; intercâmbio académico; Acordo Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )