SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Abrindo a caixa de Pandora: Mário Soares e o início da descolonização«Com luvas de veludo»: A estratégia cultural alemã em Portugal (1933-1945) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BRANDAO, Tiago. Portugal e o Programa de Ciência da nato (1958-1974) episódios de história da «política científica nacional». Relações Internacionais [online]. 2012, n.35, pp.81-101. ISSN 1645-9199.

É a partir do segundo pós-guerra que o internacionalismo científico se liga, definitivamente, às estratégias de segurança. Nesse contexto, vários são os organismos internacionais que se irão debruçar sobre as questões da ciência. Importará salientar a nato, através do seu Comité Científico, que assumiu a preocupação de construir uma Comunidade Atlântica de investigadores com capacidades na ciência pura, entendida como fonte e esteio do crescimento económico, da harmonia política e da força militar. Este artigo visa, portanto, apontar para o papel da nato no desenvolvimento de uma cultura de política científica em Portugal, ainda que no circuito restrito de um conjunto de figuras da administração da ciência em Portugal.

Palavras-chave : nato; Portugal; Guerra Fria; política científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )