SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Raymond Aron e a sociologia das relações internacionaisRaymond Aron e os conceitos de homogeneidade e heterogeneidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MOURIC, Joël. Paix et guerre entre les nations que lições para os europeus?. Relações Internacionais [online]. 2012, n.35, pp.47-55. ISSN 1645-9199.

Cinquenta anos depois da sua publicação, o livro Paix et guerre entre les nations de Raymond Aron foi mais ou menos esquecido porque considerado datado e heterodoxo no contexto da disciplina de relações internacionais. No entanto, Aron apresentou, tomando como referência Clausewitz, uma estratégia prudente, suscetível de preservar a liberdade dos europeus, o que pressupõe a determinação dos cidadãos em assumir o seu dever de defesa ao serviço da sua nação. Aron condena os excessos do nacionalismo, mas defende a forma política da nação, assim como critica, em nome da autonomia do político, o projeto europeu dos pais fundadores e defende que os europeus devem permanecer cidadãos.

Palavras-chave : Raymond Aron; Paix et guerre entre les nations; Carl von Clausewitz; Europa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )