SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Tucídides no século xx?: Teoria e praxeologia em Raymond AronPaix et guerre entre les nations que lições para os europeus? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

HOLEINDRE, Jean-Vincent. Raymond Aron e a sociologia das relações internacionais. Relações Internacionais [online]. 2012, n.35, pp.35-45. ISSN 1645-9199.

O pensamento internacional e estratégico de Raymond Aron é indissociável da sua própria filosofia crítica da história, nos termos em que a concebeu nos anos de 1930, após ter passado uma temporada na Alemanha. Marcado pelo filósofo pacifista Alain, Aron converte-se ao realismo que é posto à prova pelas guerras do século xx. Não se deve contudo assimilar Aron sem mais nem menos ao estrito realismo anglo-americano de Hans Morgenthau e Kenneth Waltz. Oposto à construção de uma teoria geral das relações internacionais assente na modelização, é arauto de uma sociologia histórica de inspiração weberiana, procurando tornar intelegível a cena internacional na complexidade que lhe é própria.

Palavras-chave : Raymond Aron; relações internacionais; sociologia; teoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )