SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34As eleições intercalares e a política externa da Administração Obama índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SA, Tiago Moreira de. O debate estratégico das eleições presidenciais norte-americanas. Relações Internacionais [online]. 2012, n.34, pp.89-106. ISSN 1645-9199.

O debate estratégico das eleições presidenciais norte-americanas é dominado por duas escolas de pensamento diferentes acerca de qual deve ser a grande estratégia dos Estados Unidos na atualidade. A primeira, representada academicamente por Christopher Layne e defendida por Barack Obama, acredita que está em curso uma transição no sistema internacional da unipolaridade para a multipolaridade em resultado do declínio relativo dos Estados Unidos e da «ascensão do resto» e que o país deve adotar uma grande estratégia de offshore balancing. A segunda, liderada por autores como Robert Kagan e secundada por Mitt Romney, rejeita a premissa da existência de uma transição de poder e defende a continuação da grande estratégia de global dominance ou global hegemony.

Palavras-chave : Eleições norte-americanas; grande estratégia; offshore balancing; global dominance.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )