SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Tempo de balanço as presidências de Barack Obama e Dmitri MedvedevO debate estratégico das eleições presidenciais norte-americanas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ANDRE, José Gomes. As eleições intercalares e a política externa da Administração Obama. Relações Internacionais [online]. 2012, n.34, pp.73-88. ISSN 1645-9199.

Este artigo analisa o potencial impacto que as eleições intercalares de 2010 - as quais geraram uma nova maioria republicana na Câmara dos Representantes e um Senado partidariamente mais equilibrado - produziu na política externa da Administração Obama. São considerados os temas em que houve uma mudança significativa (quer por via de um bloqueio a prioridades políticas da Presidência, quer através de um reforçado apoio aos planos da Administração), bem como as áreas que permaneceram essencialmente inalteradas (e as razões para tal continuidade). Numa secção final reflectimos sobre o carácter ainda provisório de alguns aspectos da nossa própria avaliação.

Palavras-chave : eua; Administração Obama; política externa; eleições intercalares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )