SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Intervenção contra a pirataria nas costas da Somália: Naval peacekeeping?Portugal, Europa e globalização: Como gerir as consequências do endividamento e construir alianças externas para o crescimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

KOWALSKI, Mateus. Um tribunal híbrido para a pirataria na Somália: A construção de capacidade jurisdicional num Estado em colapso. Relações Internacionais [online]. 2011, n.31, pp.117-133. ISSN 1645-9199.

A pirataria na Somália é um sintoma de um problema maior em terra. A criação de condições para uma governação eficaz e a promoção do Estado de direito são elementos essenciais para uma solução sustentável. A criação de um tribunal híbrido incorporado no sistema jurisdicional da Somália constituiria um contributo importante para o julgamento de suspeitos de pirataria e, logo, para a luta contra o fenómeno da pirataria, assim como para uma governação efectiva na Somália. Esta estratégia poderá ser aplicada a outras situações em que o Estado em colapso sirva de base para fenómenos de criminalidade organizada transnacional.

Palavras-chave : Estado em colapso; pirataria; Somália; Tribunal Híbrido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )