SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Islão transnacional e os fantasmas do colonialismo portuguêsOs Estados Unidos e a Primavera Árabe índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

JOFFE, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. Relações Internacionais [online]. 2011, n.30, pp.85-116. ISSN 1645-9199.

As insurreições na Tunísia e no Egipto pareciam trazer esperanças do eclodir das mudanças democráticas no Médio Oriente e no Norte de África. No entanto, a guerra civil na Líbia e as crises patentes no Iémen e na Síria sugerem que a mudança generalizada talvez seja difícil de alcançar. As causas para a insurreição são semelhantes mas os resultados são diferentes porque dois dos estados em causa eram autocracias liberalizantes e o terceiro - a Líbia - sempre rejeitou de forma veemente quaisquer opositores. Mas também a Tunísia e o Egipto enfrentam futuros diferentes - no primeiro todo um sistema foi posto de lado, e no segundo o regime afastou a sua figura de proa de modo a preservar-se a si próprio.

Palavras-chave : Norte de África; Médio Oriente; democracia; movimentos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )