SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25«Será que verei Lisboa?» Peregrinações de franceses no Processo Revolucionário em CursoUma autonomia energética sustentável para Portugal. Mitigar as alterações climáticas desenvolvendo segurança económica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BARROSO, Luís. O apoio de Salazar a Ian Smith. Uma análise poli-heurística. Relações Internacionais [online]. 2010, n.25, pp.107-118. ISSN 1645-9199.

O empenho em política externa parece ser essencialmente o resultado de um processo de política interna e, por esta razão, a tomada de decisão do líder político tem como ponto de referência a sua manutenção no poder. É esta a tese principal da teoria poli-heurística de tomada de decisão, e o caso que se apresenta tem por objectivo a aplicação dessa teoria. A decisão de Oliveira Salazar em apoiar Ian Smith, primeiro-ministro da Rodésia do Sul, evidencia que o estudo da política interna, nomeadamente a liderança política, sistema político e tomada de decisão, devem assumir a mesma relevância que a análise do sistema internacional quando se estuda o empenho dos estados nas relações internacionais.

Palavras-chave : Ian Smith; Oliveira Salazar; tomada de decisão; teoria poli-heurística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )